14 Perguntas e Respostas sobre o PPRA: O Básico que Você Precisa Saber (Parte 2)

14 Perguntas e Respostas sobre o PPRA: O Básico que Você Precisa Saber (Parte 2)

Dando continuidade as resposta sobre PPRA. Segue as outras 7 dicas preciosas quando o assunto é PPRA:

8 – QUEM DEVE ASSINAR O PPRA?

 

O elaborado assina e o empregador ou seu preposto também. A assinatura do elaborador diz que ele é o responsável técnico sobre o documento elaborado. A assinatura do empregador diz que ele tem ciência da existência e das obrigações que o PPRA gera sobre a empresa.

 

9 – A ELABORAÇÃO DO PPRA GERA ALGUM PASSIVO PARA A EMPRESA?

 

Sabendo que o PPRA gera obrigações para a empresa através de um cronograma de ações, fica claro que isso gera um passivo a empresa. A não realização do que foi previsto pode gerar inúmeros problemas para a empresa.

 

10 – O PPRA ABRANGE TODA A LEGISLAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO?

 

Segundo a NR 9, no item 9.1.3, o PPRA é parte de um conjunto mais amplo das iniciativas da empresa, isso no campo da preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores. O PPRA tem uma ligação mais íntima com a NR 7, uma vez que através dos riscos reconhecidos nele, o Médico do Trabalho ditará os exames médicos necessários. Mas o PPRA não se limita a sua ligação a NR 7, por isso a NR 9 diz que o PPRA deve estar articulado com a NR 7 e com outros normas, da forma que for necessário.

 

11 – POSSO TER UM PPRA PARA VÁRIOS ESTABELECIMENTOS DA MINHA EMPRESA?

O PPRA deve ser elaborado e implementado no âmbito de cada estabelecimento da empresa, segundo o item 9.1.2. A NR 1, no item 1.6 letra “f”, considera estabelecimento, cada uma das unidades da empresa, funcionando em  lugares diferentes, tais como: fábrica, refinaria, usina, escritório, loja, oficina, depósito, laboratório. Isso nos mostra que cada unidade da empresa é um estabelecimento, e cada estabelecimento deve ter seu próprio PPRA.

 

12 – QUANTO CUSTA ELABORAR PPRA?

 

Não existe uma tabela de valores ou coisa do tipo. O valor a ser cobrado depende muito as particularidades da empresa. Abaixo uma lista não rápida de respostas sobre itens que influenciam nos valores a serem cobrados. Fatores mais importantes a serem observados: Preço médio cobrado no mercado,  quantidade de empregados, quantidade de funções, equipamentos necessários para realizar o trabalho (luxímetro, decibelímetro, audiodosímetro, etc.), quanto vale o seu tempo/hora, se será necessário deslocamento, etc.

 

 

13 – O PPRA SE RESUME A UM DOCUMENTO QUE A SER APRESENTADO EM CASO DE FISCALIZAÇÃO?

 

Negativo! O PPRA é um programa que levanta os problemas e pontos de melhoria da empresa, no tocante a segurança e saúde no trabalho, e propõe soluções. Se a empresa tem PPRA e implementa e não tem melhoria nos indicadores de saúde e segurança, invariavelmente, isso prova que ela está fazendo alguma coisa errada!

 

14 – PPRA POSSUI ALGUMA RELAÇÃO COM O ESOCIAL?

 

Possui e muito! Os eventos “S-1060 – Tabela de Ambientes de Trabalho” e “S-2241 – Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco”, por exemplo, deverão ser preenchidos com as condições ambientais de trabalho do empregado. O trabalhador avulso e cooperado de cooperativa de trabalho também entra nessa dança, indicando a prestação de serviços em ambientes com exposição a fatores de risco, descritos na Tabela 23 – fatores de risco ambientais. A fonte de informação para estes riscos adivinha! Será o PPRA. E sem falar nas medidas de proteção que entram no eSocial e sairão do PPRA. Esses são apenas exemplos rápidos da ligação. Nesse artigo falamos sobre Reflexos do eSocial na Segurança e Saúde no Trabalho

 

(BÔNUS) – O QUE PRECISO FAZER ANTES DE CONTRATAR ELABORAÇÃO DE PPRA?

 

Uma coisa importante ainda não citado nessas perguntas e respostas sobre o PPRA é que contratar um serviço de elaboração de PPRA não é tão simples. Se você não souber o que está comprando, poderá não gostar do que receberá! Sugiro fortemente que crie uma lista de exigências ao contratar a elaboração de PPRA. Assim obrigará o contratado a te fornecer a qualidade que você precisa. Não adianta contratar PPRA para não implementar as medidas de controle de riscos necessárias!

 

Um ponto importante é lembrar que o PPRA servirá de pilar, de parâmetro para a implementação das medidas preventivas necessárias.

 

Você gostou do texto? Ele foi retirado do site:  https://segurancadotrabalhonwn.com. Dá uma conferida em diversos conteúdos incríveis que eles disponibilizam lá.

 

A Prontoseg é uma empresa especializada em EPI´S, sediada em Pelotas RS. Como fornecedor de EPI´S acreditamos que o cuidado e a prevenção vêm em primeiro lugar. Então investimos não somente em EPI´S mas no que acreditamos ser um dos maiores fatores de cuidado: Informação.

Deixe uma resposta

quatro × um =

Fechar Menu